Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

STARTUPS - Agent Piggy é destaque de 2012
Dom, 30 de Dezembro de 2012 19:19

Mineiros Diego Gomes e Edmar Ferreira ganham Prêmop RBS de ...

 

(BR Press) - Os leitores do site MBA & Educación Ejecutiva escolheram as startups – como são chamadas as empresas iniciantes com base na internet — mais proeminentes deste ano. Dentro do leque de candidatos, foi a Agent Piggy, empreendimento chileno, que ficou em primeiro lugar, seguido pelo peruano Cinepapaya, deixando em terceiro lugar o Idea.me argentino, em quarto o mexicano NuFlick e o brasileiro EverWrite em quinto. 

 Foram escolhidos também o negócio mais inovador, o mais destacado líder de negócios da América Latina e o melhor modelo de gestão. Vale lembrar que o Chile foi o primeiro país da América do Sul a investir num programa para encubar startupos, com o Start-Up Chile (modelo que será adotado pelo Brasil em 2013, com algumas mudanças e peculiaridades próprias). 

 Vários especialistas afirmam que 2012 foi o ano do empreendedorismo e da inovação, e provavelmente não será o único. Então, comece 2013 conhecendo as startups que deram o que falar em 2012, na América Latina.

 

1o. Lugar - Agent Piggy, Chile (27,43% dos votos): 

 

 Foi em 2010, quando Paul Ambram, fundador da startup com Maritza Lanas, estava em San Diego estudando no Founder Institute,  e observou o que estava acontecendo por causa da crise do subprime. Então, ele percebeu a falta de educação financeira, que afetou não só dos EUA, mas também em outros países. "No próprio Chile, 50% dos jovens estão endividados e mais de 25% deles estão com prestações atrasadas, de acordo com dados do Injuv ", explica Ambram.

 

 Assim nasceu a ideia do Agent Piggy, que depois começou a tomar forma de empreedimento. Ambram e Lanas desembolsaram o capital inicial para o Agent Piggy. No início de 2011, foram a empresa foi selecionada para o Start-Up Chile. Foi a chancela que precisava para receber aporte do fundo de private equity DaD-NEOS, e outra linha de financiamento do InnovaChile Corfo.

 

 Nesta fase, o Agent Piggy era conhecido como uma das poucas, se não a única, plataforma da América Latina dedicada a  educar  financeiramente crianças de 5 a 15 anos, com base no conceito de subsídio (mesada). Os prêmios começaram a chegar. Ainda em 2011, foi eleita como um dos vencedores do Innovation Challenge BBVA, o que ajudou o banco a se tornar o cliente da empresa. No ano seguinte, ganhou o prêmio de Melhor Startup do Ano da Movistar Innova.

 

 Ambram explicou à revista AméricaEconomía que o objetivo da Agent Piggy consiste em mostrar que "as crianças podem aprender a gastar, poupar, criar metas e em introduzir o conceito de orçamento e partilha de forma prática. A idéia é criar situações em que os pais e as crianças podem discutir essas questões e estabelecer uma nova dinâmica no seu relacionamento."

 

 Para o co-fundador os resultados até agora têm sido positivos. Um dos principais desafios, "é manter a ferramenta divertida e útil para as crianças e explorar parcerias no Chile e outros países latino-americanos para impactar o maior número possível de famílias", diz Ambram. O Agent Piggy tem versão brasileira.

 

2o. Lugar - Cinepapaya, Peru (24% dos votos): 

 

 Manuel Olguin e Gary Urteaga são os fundadores da startup peruana, lançada em 2011, para fornecer uma plataforma para a venda online de ingressos de cinema através da tecnologia QR em smartphones, junto com aplicativos para iPhone, Android, Windows Phone, Windows 8 e SmartTVs.

 

 Participou do Start-Up Chile, foi um dos finalistas no Intel Challenge Latin America e no Startup World, do Peru, além de ficar em segundo lugar no TNWs Best of Accelerators Startup Battle. 

 

 Segundo os fundadores, mesmo que algumas das redes de cinema na América Latina têm sistemas de venda de ingressos on-line, os mesmo não são bem desenvolvidos, deixando um espaço para o Cinepapaya se posicionar. Isto, porque eles oferecem uma implementação de baixo custo e rápida para comprar ingressos de cinema. Atualmente presente no Chile, Colômbia e Peru, a empresa espera um maior crescimento em 2013 e o próximo desafio é expandir para outros países da América Latina, onde há mais concorrência: Argentina, Brasil e México.

 

 A penetração do Cinepapaya é acima de 7% (sem promoções) e a startup consumiu atá agora US$ 800 mil – 60% usados para o desenvolvimento da plataforma, expansão de negócios e implantação.

 

3o. lugar -  Idea.me, Argentina (20% dos votos): 

 

 Há várias plataformas de crowdfunding – financiamento coletivo  – que têm sido bem-sucedidas em todo o mundo. Na América Latina, a startup argentina Idea.me, criada no terceiro trimestre de 2011, tem se destacado como uma forma de arrecadar dinheiro para projetos criativos. Atualmente apoia o empreendedorismo argentino e também causa impacto social.

 

 A plataforma funciona como uma vitrine para os empreendedores divulgarem seus projetos, em busca de colaboradores. O modelo de negócios é dividido em dois tipos de receitas: o Tudo ou Nada e o Toda Soma. No primeiro, se o empresário não conseguir levantar o total de fundos necessários perde todos que foram coletados. No segundo caso, se não conseguir alcança o total, o empresário pode usar o que foi coletado.

 

o Idea.me atualmente tem operações na Argentina, Chile, México e Uruguai.

 

4o. Lugar - NuFlick, México (13,14% dos votos):

 

 É uma plataforma de distribuição de filmes independentes on demand na Internet, focada em cinema mexicano, títulos alternativos em geral e festivais.

 

5o. Lugar - EverWrite, Brasil (12,57% do votos):

 

 Fundada por Diego Gomes e Edmar Ferreira, os mesmos criadores do site Comofas, aEverWrite mostra como fazer um conteúdo relevante em blogs ou sites. A dupla usou no Comofas a tecnologia do EverWrite e, em três meses, o site chegou a 100 mil visitas mensais e em meados de 2012 estava com quase 1 milhão de visualizações de páginas por mês, crescendo de 10 a 15% ao mês. 

 

 O EverWrite criou sua própria base de palavras, com mais de 18 milhões de termos em português e 30 milhões de termos em inglês, e oferece recomendações personalizadas de assuntos que um site e/ou blog deve focar para atrair mais audiência. Basicamente, o EverWrite proporciona uma pontuação personalizada sobre a chance de sucesso ao usar certo termo no seu post.