Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

EDUCAÇÃO - Sob a sombra do Talibã
Sex, 23 de Novembro de 2012 20:14

Cena de Shabeenas Quest, sobre educação no regime do Taleb...

(BR Press) - A rede de TV Al Jazeera English leva ao ar mais um documentário sobre educação das meninas em áreas tribais do Paquistão, de segunda (26/11) a quinta (29/11).

    O assassinato de Malala Yousafzai pelo Talibã ganhou as manchetes em outubro, depois que ela foi alvo de sua campanha pela educação das meninas. Dois anos antes deste incidente, o programa Witness, da mesma emissora, fez um especial sobre Malala.

    O mais recente filme sobre o tema,  Shabeena's Quest, conta a história de um diretor de escola notável e sua busca para levar educação às crianças, especialmente as meninas, que vivem à sombra do Talibã, na fronteira do Paquistão – mesmo depois da invasão e ocupação do Afeganistão pelos EUA.

Histórias de sucesso

    Apesar das tradições de manter as meninas fora da escola e destiná-las a casamentos arranjados, Shabeena as recruta ativamente. Afshan, uma menina jovem e brilhante que vem de uma família de seis filhas, é uma de suas grandes histórias de sucesso. Vivendo do parco salário de um guarda de segurança, sua família tem o compromisso de colocar cada uma delas na escola.

    Zarina vem de circunstâncias semelhantes, mas teve de lutar para permanecer na escola e resistir ao plano de sua família para casá-la com a apenas 14 anos.

    O filme mostra Shabeena em suas atividades: vemos meninos e meninas em suas salas de aula, discutindo o Paquistão e seu futuro; ouvimos moradores manifestando seus diferentes pontos de vista sobre a educação para meninas; assistimos ao recrutamento de novos alunos, convencendo os pais relutantes dos benefícios, a longo prazo, de educar as meninas. E, ao longo de um ano, vemos como Afshan e Zarina, bem como  Shabeena, se esforçam  para realizar seus sonhos.

Bombardeadas

    Os nomes verdadeiros de lugares  e sobrenomes foram trocados por razões de segurança: 400 escolas no Paquistão foram bombardeadas nos últimos anos. Segundo o diretor Hemal Trivedi, "muitas regiões no Paquistão têm normas culturais que continuam a ditar que as mulheres devem ser apenas esposas e mães. No entanto, ainda existem mulheres fortes, que lutam todos os dias para melhorar o futuro de suas próprias famílias e das pessoas de suas aldeias."

    O diretor continua: "Um exemplo brilhante de um herói é o nosso Shabeena, personagem central, um diretor de escola que luta todos os dias para criar oportunidades para as crianças de uma aldeia sem água corrente, com apenas uma estrada pavimentada, e menos de uma hora de acesso à eletricidade por dia. A maioria das mães  são analfabetas e, por isso, o trabalho de Shabeena é agravado para convencê-los da importância de educar os seus filhos."

    Um modelo para a sua região, a escola Shabeena está dando a todas as crianças que a frequentam – e especialmente as meninas, que têm poucas opções – uma chance de escapar da pobreza e buscar a independência"

     Shabeena's Quest será exibido pela Al Jazeera English nos seguintes dias e horários (de Brasília):

Segunda,  26/11 - 22h30

Terça,  27/11 -  09h30

Quarta,  28/11- 03h30

Quinta,  29/11 - 16h30

    O filme estará disponível  on-line (após a primeira exibição) em www.aljazeera.com .