Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ARTE - Lygia Clark tropicalista
Sex, 31 de Agosto de 2012 19:18

Cena de Tropicália, que tem logo inspirado em Lygia Clarck....

(São Paulo, BR Press) - A animação do logo do filme Tropicália foi inspirada em uma das peças mais famosas da artista Lygia Clark (1920-1988), Bichos. A obra pode  – e deve – ser manipulada na exposição Lygia Clark: Uma Retrospectiva, que o Itaú Cultural inaugura neste sábado (01/09).

    “Lygia Clark é uma das artistas que influenciou o Tropicalismo, uma grande experimentadora e muito amiga do Caetano Veloso no período”, diz o diretor do filme, Marcelo Machado. “Sabíamos disso desde o inicio e por isso usamos a referência”, explica o diretor.

     Machado continua “Quando iniciamos o projeto, a produtora BossaNovaFilms tinha um diretor de criação, o Danilo Janjacomo, que foi quem criou a logomarca. Como ‘Bichos’ são objetos manipuláveis, resolvemos imediatamente animar (Sung Ton Ruei fez a animação) usando o trabalho da Lygia como inspiração", finaliza Machado.

Movimento bacana

    Um dos maiores movimentos artísticos do Brasil ganha vida nesse documentário. Numa época em que a liberdade de expressão perdia força, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas ocorridas pelo mundo e criaram o Tropicalismo, abalando as estruturas da sociedade brasileira e influenciando várias gerações.

    Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e embalado pelas mais belas canções do período, Tropicália nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes movimentos culturais do Brasil.

Veja como ficou o logo do filme, com a animação:



 
Site oficial do filme: http://www.tropicaliaofilme.com.br/
 
Visitação da mostra: de terça à sexta, das 9h às 20h; sábados e domingos, das 11h às 20h. Até 11/11.

Entrada gratuita.

Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149; (11) 2168-1776; http://www.itaucultural.org.br/