Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ENSINO - Reciclagem para professores
Sex, 20 de Julho de 2012 13:33

Curso para professores da rede pública é oportunidade de s...

(São Paulo, BR Press) - A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo recebe, até o dia 31/07, as pré-inscrições para o programa Currículo e Prática Docente. São  6.600 vagas distribuídas em 13 cursos para educadores da rede estadual por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores Paulo Renato Costa Souza.

    Essa é a segunda edição do programa Currículo e Prática Docente, que teve início em 2011, com 5 mil inscritos. As vagas da edição 2012 estão distribuídas nos seguintes cursos: arte, biologia, ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, matemática, língua estrangeira moderna – inglês, língua portuguesa, química e sociologia.

    A professora de língua portuguesa, Ivone dos Santos Matheus, 57 anos, que fez o curso no ano passado, avaliou-o como uma oportunidade de se atualizar. “Mesmo que se domine o conteúdo, é importante sempre ter novas estratégias para desenvolver em sala de aula, com os alunos. A literatura, por exemplo, não pode mais ser ensinada da mesma forma como aprendemos”, explica a docente, que desde 2006 leciona na Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, em Guarulhos (SP).

Conteúdo

         As aulas começam em 18 de agosto e vão até dezembro. Cada curso terá carga horária de 260 horas, divididas em duas etapas. A primeira, de 60 horas, comum a todos os professores, abordará informações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pelo qual os participantes terão acesso ao conteúdo, a política educacional da Secretaria de Estado da Educação e questões gerais da formação na área pedagógica.

    A segunda, de 200 horas, será específica para cada disciplina. Um dos objetivos do programa Currículo e Prática Docente é propor vivências a serem desenvolvidas em sala de aula, para potencializar a reflexão sobre os conteúdos, estratégias e metodologias que permeiam tais práticas, a fim de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem.
 
      Podem participar educadores em exercício no quadro de magistério da rede estadual de ensino, nas funções de professores-coordenadores em núcleos pedagógicos ou escolas, diretores, vice-diretores e docentes de educação básica.

    As inscrições serão validadas conforme as regras de prioridade e classificação dispostas no regulamento, disponível no Portal da Educação(www.educacao.sp.gov.br), onde também pode ser efetuado o cadastro dos interessados.