Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

GASTRONOMIA/LIVRO - Bolos brasileirinhos
Ter, 17 de Julho de 2012 14:26

Chef Morena Leite dá receita de bolos brasileiros como o Fl...

(BR Press) - As chefs Morena Leite e Otávia Sommavilla apresentam o resultado de uma forte parceria: Doce Brasil Bem Bolado (Editoras Boccato e Gaia, 128 págs, R$ 89,00). São 32 receitas de deliciosos bolos, com modo de preparo, montagem e decoração, que levam ingredientes tipicamente brasileiros como goiaba, cachaça, aipim e caju.  

Com nomes inspirados na cultura e história brasileiras, o livro traz desde receitas simples, como o Bolo Futebol (feito de chocolate), até as mais sofisticadas, como o Bolo Chita, que leva hibisco na massa e no recheio.

Bolo Frevo

Todas as receitas são acompanhadas de uma pesquisa histórica. É o caso do Bolo Frevo, de pitanga, que conta a história do surgimento desse ritmo carnavalesco; do Bolo Trancoso, de capim-santo com brigadeiro; e do Bolo Flores da Amazônia, de castanha-do-pará com recheio de açaí, uma homenagem a essa região.

No final, o livro traz, ainda, dicas e técnicas para quem quer se aventurar no mundo encantado da confeitaria.

“Nosso primeiro registro de um livro desse tipo é  Açúcar, de Gilberto Freyre (primeira edição em 1939, que a Global Editora relançou em 2007). Apesar de não ter citações à pasta americana ou à decoração nos moldes de hoje, lá estava o alfenim, uma pasta feita de açúcar e moldável a ponto de fazer esculturas.

Gilberto Freyre

    Agora, de forma superatualizada e detalhada, fizemos um livro que agrada tanto aos amantes de bolo como a quem se interessa por novas técnicas e adora arriscar. Para melhor compreensão, contamos também com o trabalho do historiador Sandro Ferrari, que faz uma ligação com o livro de Gilberto Freyre, contextualizando as receitas e destacando as inovações”, conta Otávia.
 
    A ideia surgiu há cinco anos, quando Otávia e Morena foram apresentadas por uma amiga em comum. “Montamos um curso de bolos no Capim Santo. No meio de uma aula, pensamos: 'Nossa, esse projeto daria um livro!' E começamos. Eu sou responsável pelos bolos e Otávia pelas coberturas”, explica Morena.