Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

CURSOS - 60 opções grátis na Retec
Qui, 12 de Julho de 2012 15:13

Modelagem de roupas é um dos cursos oferecidos pela Retec. ...

(São Paulo, BR Press) - A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para 13 mil vagas disponíveis em 60 diferentes cursos técnicos do programa Rede Ensino Médio Técnico (Retec), em 93 municípios participantes. As aulas terão início no segundo semestre, quando outros 13 mil alunos darão continuidade aos estudos iniciados em fevereiro deste ano.

As inscrições dos alunos podem ser feitas até esta sexta-feira (13/07), por meio do Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Poderão se inscrever os alunos que, no ano passado, frequentavam a 2ª série do Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas estaduais.

Os cursos estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo MEC de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.

Sorteio e matrículas

Caso o número de inscritos seja maior do que a quantidade de vagas, haverá sorteio no dia 20/07. É importante que os alunos que se inscreverem e forem sorteados efetuem entre os dias 23/07 e 03/08 as matrículas nas respectivas instituições em que farão o curso.

A matrícula é fundamental para que os estudantes garantam a vaga e possam frequentar as aulas.

Aprendizado

Aluna da Escola Estadual Professor José Vieira de Moraes, localizada na Cidade Dutra (zona sul de SP), Erika Pacheco, 17 anos, viu no programa uma alternativa para aprender algo que almejava há algum tempo.

“Eu queria fazer um curso de modelagem de roupas, mas quando achava algum que me interessava, a mensalidade era sempre muito alta", conta Erika.

"Frequentar as aulas tem sido uma ótima oportunidade para fazer o que gosto. Já indiquei aos meus amigos que comecem um curso em uma área que gostem”, diz a moça, que estuda em uma das instituições conveniadas no período noturno.
 
Retec

    Lançado em julho de 2011, o programa Rede Ensino Médio Técnico tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.

    A educação técnica profissional é oferecida em duas modalidades: uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio.

    Na concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública.

    No modelo integrado, a formação básica e o ensino técnico são oferecidos em um único curso, estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza.

    A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.

ANOTE

Inscrições: até 13/07, no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br)

Sorteio: 20/07

Matrícula dos sorteados: 23/07 a 03/08

Início das aulas: 13/08