Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

RIO+20 - Conferência seleciona voltuntários
Qua, 18 de Abril de 2012 18:43

(Rio de Janeiro, BR Press) - O primeiro edital para o processo seletivo do Programa Voluntariado Rio+20  receberá inscrições até esta quinta-feira (19/04). São 400 vagas para universitários (graduação e pós-graduação) ou para profissionais formados,  que irão atuar como guias de visitas às comunidades e em atividades nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação e orientação e apoio da sociedade civil, entre outras.

    Além destas vagas, o programa abrirá inscrições para outros dois perfis: voluntários jovens e voluntários do ensino médio (veja abaixo as especificações de cada perfil). Ao todo, serão selecionados 1,7 mil voluntários.
   
       A iniciativa é parte do projeto de cooperação técnica Parcerias para Realização da Rio+20, desenvolvido pelo Comitê Nacional Organizador da Conferência (CNO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além do Programa Voluntário, o projeto contempla outras três ações sociais desenvolvidas para a Rio+20: os programas Comunidades Sustentáveis, Cultura+20 e Visitas às Comunidades do Rio de Janeiro.
   
    Para Moema Freire, Oficial de Projetos do PNUD, essa é uma forma que os jovens têm de participar ativamente de eventos de grande porte como a Rio+20. “As comunidades vulneráveis, em particular, ficam afastadas desse tipo de atividade. Esse projeto, portanto, significa antes de tudo inclusão social”, avalia Moema. A iniciativa foi desenvolvida a partir de experiência semelhante realizada em 2007 para os Jogos Pan-Americanos.
 
Perfil dos voluntários

       Voluntário jovem: Jovens de 18 a 29 anos provenientes de famílias de baixa renda do Rio de Janeiro, participantes ou ex-participantes de cursos profissionalizantes. Os jovens já deverão ter concluído ou estarem cursando o 9º ano do ensino fundamental.

       Voluntário universitário e profissional: Estudantes universitários (cursos de graduação ou pós-graduação) ou profissionais formados de todo o Brasil. A idade mínima para inscrição é de 18 anos.
       
    Voluntários do Ensino Médio: Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro cursando o ensino médio, com idade mínima de 18 anos.
       
    Todos os voluntários participantes do programa receberão ajuda de custos no valor de R$ 25 por dia de treinamento ( a partir de maio) e R$ 35 por dia de atuação (4 horas diárias, por no mínimo 10 dias, no período de 05 a 30 de junho).
   
Durante a Conferência
 
    As atividades estão divididas em quatro grupos principais:  Visitas às comunidades (200  voluntários, sendo 100 residentes das 5 comunidades que receberão visitas e 100 estudantes universitários com fluência em inglês); atividades na área de sustentabilidade (300 voluntários); atividades na área de tecnologia da informação (100 voluntários) e  atividades de orientação e apoio à área de sociedade civil (1100 voluntários).

       Ao final do processo, os voluntários receberão certificado de atuação voluntária e serão cadastrados em um banco de dados que será oferecido a outras instituições organizadoras de grandes eventos no Rio de Janeiro, de forma a fomentar a continuidade da iniciativa.

 Clique aqui para acessar o edital.