Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

COZINHA AFETIVA - Bolo de Nozes: a cara do Natal
Sex, 23 de Dezembro de 2011 12:46

olo de Nozes: receita vai chocolate e cereja para decorar. D...

Angélica Campos/BR Press

(BR Press) - A semana que antecedia o Natal era a mais interessante do ano. Interessante, sim, pois despertava nos "interesseiros" o prazer de ver chegar, várias vezes ao dia, os presentes "comestíveis", as cestas recheadas de produtos importados, com destaque para os vinhos franceses e alemães, os conhaques espanhóis, uísques escoceses, geléias concretizadas a partir de frutas exóticas, vindas das terras do Papai Noel.

Para as crianças – quebradores de nozes em punho –, a novidade vinha das frutas/sementes envoltas naquelas cascas grossas, dentro de saquinhos de celofane hermeticamente fechados guardavam o sabor das avelãs, amêndoas e nozes durante o longo percurso de suas origens geladas aos trópicos encalorados.

Verdade seja dita: o gosto das frutas não era lá muito apreciado pela meninada, assim in natura. O gostoso mesmo era passar a tarde quebrando aquela casca dura e descobrir lá dentro, protegido na sua delicadeza, o miolo inteiro cor de âmbar que não se deixou estragar (mais da metade dos frutos mofavam ou se esfarelavam no quebra-quebra – decepção!) que seriam incorporados aos bolos e tortas natalinos, com uma certa extravagância.

Cara do Natal, o Bolo de Nozes é uma receita que merece ser preparada nesta época. Ei-la:

Massa:

1 e 1/2 xícaras de açúcar

3/4 xícara de farinha de trigo1 colher (chá) de fermento em pó

300 gr. de nozes descascadas e moídas

6 ovos (claras e gemas separadas)

Cobertura:

3/4 xícara de nozes moídas

1/2 xícara de manteiga

1/4 xícara de açucar

4 colheres (chá) de chocolate em pócerejas em calda (escorridas) ou ao natural, para enfeitar.

Modo de fazer:

Massa:

Pré-aqueça o forno em temperatura média. Bata as gemas e o açucar até engrossar. Acrecente as nozes e bata. Peneire a farinha e o fermento. Adicione à massa. Bata as claras em neve e misture à massa, delicadamente.

Despeje em forma redonda, com furo, untada com manteiga e enfarinhada e asse por mais ou menos 45 minutos.

Cobertura:

Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme leve e fofo. Junte a baunilha e o chocolate. Espalhe sobre o bolo frio e desenformado e polvilhe com as nozes.Enfeite com cerejas para dar um clima natalino.

(Angélica Campos/BR Press)