Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LIVRO - Tudo tem seu preço
Qui, 30 de Junho de 2011 15:01

Raj Patel, autor de O Valor do Nada, que investiga preços d...

(BR Press) - Original, bem-fundamentado, best seller no New York Times e elogiado pelo jornal inglês The Guardian – "guia perspicaz e admiravelmente conciso das loucuras do fundamentalismodo mercado" – O Valor de Nada, de Raj Patel, (Zahar Editora, 240 págs., R$ 49,00) revela o verdadeiro preço que a sociedade paga pelo que consome e demonstra as perigosas consequências da propalada liberdade de consumo.

Num momento em que o mundo tenta se reerguer do colapso financeiro de 2008, torna-se oportuno o questionamento: por que as coisas custam o que custam? O que se esconde por trás do preço na etiqueta? Raj Patel procurou na economia, na história e na sociologia a resposta para essas perguntas, e mostra que a questão vai além do binômio oferta e procura.

Ao contrário do que muitos imaginam, o valor na etiqueta não se resume ao custo de produção, somado à margem de lucro. Há outros custos envolvidos que são ignorados. Um sanduíche do McDonald's, por exemplo, é uma refeição rápida e barata. Porém, uma análise fria aponta os custos ambientais (emissão de CO2) e de saúde (dietapropensa a cardiopatias) nele embutidos.

"Grátis"

O autor também analisa os custos dos produtos "grátis". Curiosamente, o preço é alto. O celular gratuito da operadora contribui para o crescimento na produção do aparelho. Logo, aumenta a extração de minérios na África, em uma indústria movida a conflitos sangrentos e subempregos.

Patel revela como podemos equilibrar a sociedade e os mercados e analisa casos bem-sucedidos de intervenção – de governos e de cidadãos. Dentre os exemplos está o orçamento participativo em Porto Alegre, adotado desde o fim de 1980, em que a população decide com a prefeitura como o orçamento será gasto na cidade.

Dono de um curriculum impressionante, o autor é professor universitário e ativista, trabalhou no Banco Mundial e na Organização Mundial do Comércio, e é consultor do Special Rapporteur on the Right to Food da ONU.