Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

LITERATURA - 'Livro-disco' ganha Pulitzer
Ter, 19 de Abril de 2011 13:30

Jennifer Egan, vencedora do Pulitzer na categoria ficção: ...

(BR Press) - Entre os vencedores do Pulitzer 2011, o prêmio de literatura, jornalismo e artes de maior prestígio nos Estados Unidos, anunciado na última segunda-feira (18/04), pela Universidade de Columbia, em Nova York, chama atenção a vencedora na categoria ficção: a escritora Jennifer Egan.

Crescida na cena punk de São Francisco (EUA), a autora venceu por A Visit from the Goon Squad, "um romance que é como um disco, que vai seguindo de canção em canção, de assunto em assunto". Ela continua a explicação: "Cada capítulo/canção têm vida própria, mas contribuem para formar um todo, num contexto vital".

Inovador

O livro, que ganhou o National Book Critics Circle Award em 2010, é "inovador na estrutura narrativa" para o júri do Pulitzer, que o classificou ainda como "uma inventiva investigação sobre o processo de amadurecimento e sobre como isso pode acontecer na era digital, onde mudanças culturais acontecem a uma velociade atípica".

De fato, o tempo é a figura central do livro de Egan, que retrata personagens da indústria da música, que estão interligados. "Este livro é sobre tempo – e tempo e música estão tão conectados", disse Egan ao The Brooklin Paper. "Revisitamos nosso passado por meio de canções que  nos dizem tanto sobre nós, em certos períodos", continua a autora.

Velhos tempos

Egan escreve com conhecimento de causa sobre o impacto da tecnonogia e do compartilhamento de arquivos digitais nos anos 2000, mas os capítulos mais interessantes e pulsantes são os em que descreve a cena punk de São Francisco, nos anos 70 e 80.

Alguns críticos classificam A Visit from the Goon Squad como romance, outros como coleção de contos. Ainda não se sabe quando o livro será lançado no Brasil. Uma História a Três, livro de Jennifer Egan que deu origem a filme homônimo de 2001 com Cameron Diaz, foi o único título da autora publicado no país. Em 2001, a Record editou o livro que está fora de circulação.

O prêmio em dinheiro para cada um dos vencedores é de US$ 10 mil (cerca de R$ 16,4 mil).