Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ESPECIAL - Testemunha de Assange faz defesa pública
Ter, 29 de Maio de 2012 00:00

(Londres, BR Press) - Vaughan Smith, integrante do clube de jornalismo independente britânico Frontline Club, que reúne profissionais e entusiastas do estilo clássico e investigativo de imprensa, veio a público defender Julian Assange o e Wikileaks.  Ele também é sua testemunha de defesa no júri que o mantém preso sob julgamento por supostos crimes sexuais na Inglaterra.

    O fundador do site que revela documentos políticos importantes – e top secret – envolvendo potências como EUA e Rússia já foi ao Frontline Club dar palestras lotadas. E Smith, certo de que faz a coisa certa, saiu em defesa de Assange não só na justiça, mas por meio de um press release distribuido a associados do Frontline Club.

Princípios

   "Fui ao  tribunal hoje para oferecer meu apoio a Julian Assange, do Wikileaks, por uma questão de princípios", declarou, no comunicado. "Em face a uma constante tentativa de tirá-lo de circulação e depois de uma década desde o 11 de Setembro – caracterizada pela manipulação da mídia  pelas autoridades –, as informações divulgadas pelo Wikileaks são um piscar refrescante num mundo cada vez mais opaco".

    "O Frontline Club foi fundado sete anos atrás para lutar pela indenpendência e pela transparência. Uma enquete informal e recente com nossos mais de 1.500 membros sugere que quase todos estão apoiando nossa posição", relata Smith. Depois, questiona: "Tenho suspeitas das acusações feitas contra Assange e espero que tudo seja esclarecido apropriadamente na justiça. Certamente não haverão acusações sobre a vericidade das informações que o site está divulgando".

    Vaughan Smith finaliza o comunicado com a confirmação de que Assange passou boa parte dos últimos meses trabalhando nas instalações do Frontline Club. "Ainda hoje ofereci nosso endereço em caso de ele poder responder às acusações em liberdade".

(Juliana Resende/BR Press)

Mais informações sobre o Frontline Club: frontlineclub.com .