Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

GAMES - Favela na cabeça
Sex, 15 de Outubro de 2010 17:58
(BR Press) – Com cerca de quatro milhões de adeptos em todo o mundo, o jogo FaveladoGame chama para si, desde o lançamento da versão alemã PennerGame, há quase três anos, a missão de conscientizar os jovens sobre os problemas da falta de moradia. Feito com intuito de ajudar a propagar as Metas do Milênio da ONU – compromisso assumido por 189 países para eliminar, entre outros problemas, a miséria no mundo até 2015 –, o jogo usa a sátira e o exagero na abordagem para alcançar seu objetivo: fazer as pessoas enxergarem a pobreza, a exclusão social e se engajarem para combater esses problemas.

    “Promessas dos governantes, nós ouvimos o tempo todo. Mas queremos que a eliminação da miséria se torne algo real",  declara Marius Follert, um dos criadores do jogo, da empresa Farbflut Entertainment GmbH. "Estamos tentando fazer a nossa parte para que todas as pessoas tenham acesso à moradia e que voltem a se integrar na sociedade”.

    Movimentos com intuito de auxiliar no alcance das metas estipuladas pela ONU, partindo da sociedade civil têm sido freqüentes e, às vésperas do Dia Internacional de Combate à Pobreza, neste domingo (17/10), eventos de apoio estão sendo anunciados.

    Miss Homeless

    Entre eles, a exibição do filme Miss Homeless (Miss Moradora de Rua, em tradução livre), que mostra experiências de vida de moradores de rua em 12 países. Além disso, o site do longa pede para que organizações ligadas aos direitos dos sem-teto exibam o vídeo em solidariedade aos desabrigados e na luta contra a exclusão social.

    Outro movimento iniciado pelo público foi o Stand Up (Levante-se, em inglês), ocorrido em setembro, simultaneamente à reunião dos chefes de Estado em Nova York. A “movimentação” coordenou 2038 eventos, em 74 países, envolvendo concertos, mesas-redondas com políticos, eventos esportivos, serviço comunitário, entre outros, para mobilizar o apoio às metas do milênio.

Clique aqui para conhecer o jogo FaveladoGame.