Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

ESPECIAL - Só dá Brasil em Londres
Sex, 18 de Junho de 2010 12:02

FOTO - Espetáculo Brazil! Brazil! libera toda a energia da ...

(Londres, BR Press) - Lançado oficialmente o Festival Brazil – megaevento que acontece em Londres, de de sábado (19/06) a 05 de setembro. Na manhã da última quarta-feira (16/06), o presidente e CEO do HSBC Brasil, Conrado Hengel, recebeu a imprensa para apresentar o empreendimento, o maior do programa Cultural Exchange até hoje.

 "A força econômica do Brasil e sua diversidade cultural extraordinários fazem do país um lugar que merece foco em 2010, antecipando o que será destaque na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016", diz Hengel. "Com esse festival, celebramos a atitude e o talento dos brasileiros diante da vida, por meio das artes e dos negócios". No festival, um relatório sobre o futuro da economia brasileira, realizado pela Economist Intelligence Unit, será lancado.
 
 O Festival Brazil é tão abrangente – de capoeira a design, passando por comes e bebes, literatura e negócios –, que a tradicional revista de programação cultural Time Out produziu um guia exclusivo para o festival, abordando 500 maneiras de vivenciar a cultura brasileira nos quatro cantos do mundo. O guia pode ser baixado online aqui [www.hsbc.com/culturalexchange ]. 

 O mote do banco patrocinador é que, para se fazer bons negócios – levando em conta que o Brasil deve estar entre as grandes economias do mundo por volta de 2025 –, é necessário conhecer a cultura do país-alvo.

 Brazil! Brazil!

 O centro nevrálgico do festival será o Southbank Centre, às margens do Tâmisa, que abriga muita ferveção, disputadas sessões com palestras de atores e diretores durante o London Film Festival. Neste final de semana, uma espécie de pré-Festival Brazil, a chamada Udderbelly – uma tenda azul gigante no formato de uma vaca de ponta-cabeça, instalada no Southbank – sedia apresentações de Brazil! Brazil! (assim, com Z) um show de música e dança com os mestres da capoeira fazendo um tributo ao futebol brasileiro.
 
 Pena que a estreia da Seleção na Copa deixou tanto a desejar. Mas isso não deve acontecer com esse colorido espetáculo que mostra toda a riqueza da cultura afro-brasileira, com capoeiristas de Salvador. O diretor do espetáculo, Toby Gough, já foi premiado cinco vezes no famoso Fringe Festival, de Edimburgo (Escócia), trabalhou com a cantora Kylie Minogue e em projetos sociais na Bósnia e no Sri Lanka, durante as guerras civis nestes países.
 
 Nem só de arte vive o Festival Brazil: negócios também terão vez. Mais de 15 palestras sobre possibilidades de investimentos no Brasil reúnem especialistas britânicos como Sir Ghillean Prance, expert em convervacionismo da Amazônia e ex-diretor do Kew Gardens, um dos maiores jardins botânicos do mundo, e André Loes, economista -chefe do HSBC Brasil.
 
 O Festival Brazil começa neste sábado (19/06), com as seguintes atrações:

- Ernesto Neto: The Edges of the World - Artista transforma ambiente da Hayward Gallery com suas esculturas "imersivas".
- The New Décor - Mostra reúne 30 artistas, incluindo Ernesto Neto.
- Explore Brazil - Atividades no local para toda a família.

Leia mais sobre a programação artística do Festival Brazil aqui [http://www.brpress.net/index.php?option=com_content&view=article&id=3368:evento-festival-brazil-faz-verao-londrino&catid=266:musica]

(Juliana Resende/BR Press)