Acesse!


BRPRESS NO TWITTER

MODA - Giro em quatro tempos
Sex, 05 de Março de 2010 15:12

Looks primavera/outono da Balmain, desfilados em Paris. ons...

(BR Press) - Logo após a nossa São Paulo Fashion Week, começam as quatro semanas mais importantes do calendário internacional de moda: Nova Yortk, Londres, Milão e, finalmente, Paris, cuja edição outono-inverno 2010/11, acontece neste momento na capital francesa.

    É possível traçar algumas das principais características entre as fashion weeks e assim perceber a importância de cada uma para moda mundial.

Negócios

Nova York é o ponto de encontro entre criações funcionais, com forte apelo comercial, e grandes compradores, como as principais lojas do Estados Unidos. Algumas das marcas mais vendidas do mundo se apresentam lá, como é o caso da Calvin Klein, Marc Jacobs, Donna Karan e Tommy Hilfiger.

Dois brasileiros de destaque em vendas internacionais também desfilam suas coleções nas passarelas americanas: Alexandre Herchcovitch e Carlos Miele.

Ousadia

A semana de Londres, que tem menos força econômica, é marcada principalmente pela criatividade e inovação de seus participantes, que ficam mais livres para ousar. Além de importantes nomes emergentes, que incluem os brasileiros que comandam marcas como Clements Ribeiro, Issa London e Basso&Broke, os ingleses têm em seu line up grifes badaladas como Vivienne Westwood, Paul Smith e Matthew Williamson

Italiana chique

Milão une muito dinheiro e ótimas matérias-primas, atraindo criadores que se consolidaram e optam por esta que é a segunda semana de moda mais prestigiada no mundo – e não muito menos elegante que sua concorrente francesa. Estilistas de renome da moda italiana marcam presença na passarela, como Roberto Cavalli, Gucci, Prada, Fendi, Dolce e Gabanna e Missoni.

Luxo prêt-à-porter

Mais importante e glamurosa que qualquer outra, a semana de moda de Paris é marcada pela classe e requinte da haute couture e pela consagração de estilistas influentes do momento.

    Marcas mais clássicas e as mais bem sucedidas do mundo, passam pela Cidade Luz. É o caso de Chanel, Christian Dior, Balenciaga, John Galliano, Yves Saint Laurent, Givenchy, Balmain, Stella McCartney e Alexander McQueen, que terá sua última, e póstuma, coleção apresentada no evento este ano.

    Estas três cidades européias, e a americana ditam os caminhos da moda que se verá, não apenas em seus países mas em todo o mundo, chegando, é claro, ao Brasil e seus consumidores, sempre antenados nas tendências das semanas de moda.

(Lucianno Maza/Especial para BR Press)